5 cuidados para reduzir a mortalidade de matrizes

Você conhece as principais causas da mortalidade de matrizes suínas? Saiba como controlar esse déficit e preservar vidas em sua granja.

Você sabia que um dos maiores problemas das granjas é a alta taxa de mortalidade das matrizes? No entanto, apesar de parecer um bicho de sete cabeças, esse déficit pode ser solucionado com alguns cuidados e programas de controle de mortalidade no plantel. Quando se há uma investigação profunda em relação ao problema, pesquisas e tecnologia inovadora de qualidade, é possível criar matrizes fortes, robustas, dóceis e com grande potencial, gerando aumento de produção e carne de excelência, como é feito na TOPGEN.

Com o intuito de elucidar o tema e trazer, de maneira didática, o que é de fato a mortalidade de matrizes, quais são os gatilhos para isso e como evitar esse problema, listamos ao final desse artigo 5 cuidados para serem colocados em prática na sua granja e que serão fundamentais para o crescimento saudável da sua produção.

O que é mortalidade de matrizes?

Comumente conhecida como Mortalidade de Porcas, é um índice super importante que demonstra como está a imunidade e resistência dos suínos de determinado plantel, sendo fundamental monitorar a mortalidade de matrizes em função ao impacto econômico e sanitário da granja. Sem dúvidas existem diversos fatores que colaboram para que essa taxa aumente ou diminua, sendo que as mortes de matrizes se acentuam durante a gestação.

Causas da mortalidade de matrizes suínas

É verdadeiro afirmar que existem vários fatores que podem ocasionar a mortalidade das matrizes: genética, brigas, manejo, ambiente, nutrição, contato dos trabalhadores, bem-estar e possíveis infecções. Sendo a eutanásia responsável por um dos maiores índices de descarte. Nesse caso, é majoritariamente motivada pela condição corporal fragilizada das fêmeas até o ciclo 2. Mas isso não se restringe apenas às fêmeas mais novas, as mais velhas também sofrem com o surgimento de prolapsos de órgãos pélvicos (POP), sendo esse um forte indicador de risco.

Também não se deve descartar a morte súbita de fêmeas suínas, que em geral é ocasionada por uma toxina chamada C.novyi, uma bactéria anaeróbica, ou seja, uma bactéria que possui dificuldade em sobreviver na presença de oxigênio, que pode estar presente nas fezes e intestino dos suínos.

É pensando em todos esses aspectos que a TOPGEN vem reforçando seu caráter competitivo no mercado ao apresentar Afrodite, uma matriz completa, proveniente de uma seleção e melhoramento genético criterioso, cujas matrizes apresentam baixa taxa de mortalidade, proporcionando longevidade e, consequentemente, muitas gestações.  

Cuidados para reduzir a mortalidade em números significativos

  1. Uma maneira eficaz de reduzir a taxa de mortalidade é identificar os sintomas e tratar as mazelas logo de imediato. Por essa razão, é adequado que se tenha um colaborador treinado a observar os animais diariamente para que se entre em ação imediata, caso seja necessário, além de um local específico para tratamento e recuperação das matrizes doentes;

  2. Ter uma atenção ainda maior para a condição corporal das fêmeas ao longo de toda vida, mantendo a vigilância alimentar para que não fiquem abaixo do esperado. Isso também deve acontecer com o fornecimento de água, que deve ser constantemente monitorado;

  3. O manejo adequado também é fundamental para manter a harmonia em baias coletivas, evitando brigas e desconfortos entre as matrizes durante a gestação, afinal esse período é crucial, todo cuidado é pouco;

  4. Todos os colaboradores responsáveis pelo plantel devem estar em constante treinamento, com suas respectivas funções bem definidas para que exista um bem-estar entre humanos, ambiente e animais;

  5. Por último, mas não menos importante, é preciso atentar-se ao ambiente dos suínos, evitando umidade em excesso, fazendo a limpeza diária, deixando o piso sempre estável, entre outros cuidados para evitar problemas locomotores como a claudicação e também possíveis infecções.

Se você gostou do conteúdo de hoje, deixe seu comentário aqui embaixo. Aproveite e acompanhe nossas redes sociais para conferir todas as novidades da TOPGEN!

Compartilhe agora