Saiba como promover o bem-estar dos suínos e prevenir a claudicação

Entenda quais são as exigências necessárias para manter o bem-estar animal e evitar os prejuízos da claudicação, tanto para os suínos, como para o suinocultor.

Não é segredo para ninguém que o mercado da suinocultura cresce exponencialmente a cada ano, totalizando números que alcançam facilmente a casa dos milhões. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, em 2019 cada brasileiro consumiu cerca de 15,3 kg de carne e os empregos diretos e indiretos desse setor ultrapassaram 1,1 milhão. Tais números são significativos para justificar o tamanho potencial desse mercado.

No entanto, com grandes desenvolvimentos, surgem algumas necessidades e desafios que precisam ser colocados em análise. É por essa razão que, antes mesmo de falarmos sobre o bem-estar desses animais, precisamos compreender o atual cenário que vivemos: uma era pós-pandemia que transformou os hábitos dos consumidores no geral. Independente do mercado, o comportamento de consumo de cada um foi alterado e, atualmente, vemos uma busca comum em todos eles: empresas transparentes.

Mas o que isso quer dizer? O consumidor passa a ser mais exigente, não somente com a qualidade e sabor do produto final, mas com toda a cadeia de produção de uma determinada marca. Portanto, é prioritário que uma empresa de melhoramento genético suíno tenha o equilíbrio perfeito entre o cuidado e preservação com o meio-ambiente, a manutenção diária da qualidade de vida dos seus colaboradores e o bem-estar animal, evitando problemas como a claudicação, que veremos adiante. Tudo deve passar pelo crivo da ética e da sustentabilidade, gerando mais confiança na comunicação e na parceria entre clientes e empresa.

O bem-estar dos animais na suinocultura

O bem-estar animal é tão importante como qualquer outra etapa dentro da suinocultura, especialmente para empresas que desejam se manter bem consolidadas neste mercado. Não é à toa que passou a ser uma exigência guiada pela organização internacional Humane Farm Animal Care, que apresenta as necessidades comportamentais, ambientais e fisiológicas para cada tipo de suíno. Além disso, a Organização Mundial de Saúde Animal criou o conceito de One Welfare, que compreende o bem-estar animal, humano e do meio-ambiente, criando um ecossistema harmônico, sendo esse um dos pilares da TOPGEN, proporcionando oportunidades de crescimento e inovação dentro de um ambiente sustentável para todos.

O bem-estar animal é um estado de conforto físico, mental e fisiológico. Somente assim, os animais conseguem exercer suas atividades naturais sem estresse por fome, sede, medo ou condições climáticas intensas. O ambiente, as instalações, a alimentação e o manejo, tanto na granja como no momento do transporte e abate são diretamente proporcionais ao bem-estar dos suínos, por isso tudo deve ser feito com muita qualidade, cuidado e atenção. Afinal, são os detalhes de cada um desses processos que vão garantir o alcance dos indicadores técnicos, sem a dor do sofrimento, buscando sempre manter o respeito com os animais.

Falando sobre as instalações e ambientes dentro das próprias granjas, é necessário que esses estejam em boas condições para a criação dos suínos, pois dores e dificuldades no aparelho locomotor tornaram-se problemas recorrentes, no Brasil e no mundo. Muito além da dificuldade de locomoção, os animais acabam sendo prejudicados em outros quesitos da saúde, como na absorção de água e nutrientes, além de afetar sua capacidade reprodutiva. A isso, damos o nome de claudicação, uma grande ameaça ao bem-estar dos nossos animais.

O que é claudicação?

A claudicação de suínos é uma das principais manifestações que comprometem o bem-estar animal, resultando também em sérios prejuízos econômicos. Mas vamos entender melhor o que é essa dor tão comum?

Popularmente conhecida como “manqueira”, é uma dor ou desconforto em algum membro do animal enquanto ele está em pé ou se movimentando. Essa condição geralmente está associada a problemas de piso, deficiências nutricionais e falhas de manejo que podem afetar não só o aparelho locomotor, mas também a capacidade de interação com outros suínos e na diminuição do consumo de água e alimento. Em casos mais extremos, a claudicação é o principal motivo para descarte de algumas fêmeas.

Isso ocorre com mais frequência na suinocultura pois os cascos nas patas dos porcos não são adaptados para caminhar sobre o piso de concreto ou plástico, mas sim em pastos firmes, sem rugosidades. Outros fatores que podem ser cruciais são ambientes com umidade excessiva, fezes e urina. Por conta disso, ocorrem desgastes, lesões, erosão da almofada plantar e rachaduras.

Consequências da claudicação

  • Dor, causando dificuldade para levantar e desconforto ao caminhar;
  • Redução da interação com outros suínos;
  • Menor consumo de água e alimentos, resultando na perda de peso;
  • Mais medo e estresse e risco de infecções;
  • Problemas na reprodução e maior taxa de mortalidade.

Como evitar o problema

Vale ressaltar que adequar o piso não é a única solução para evitar a ocorrência da claudicação. Existe uma série de outros fatores que podem auxiliar no dia a dia da granja e garantir o melhor bem-estar para os suínos:

  • Manter um ambiente adequado e com boa drenagem, evitando umidade excessiva;
  • Sempre enriquecer o local com feno e serragem;
  • Ficar atento à manutenção do piso para que não haja rugosidade ao longo do tempo;
  • Realizar a limpeza do ambiente das baias e gaiolas para evitar a proliferação de bactérias;
  • Equilibrar a alimentação, balanceando as vitaminas e suplementos. Lembre-se que, muitas vezes, suplementar demais pode ser tão prejudicial quando a própria deficiência de minerais;
  • Proporcionar um espaço livre e com condições para que os animais possam viver conforme as necessidades básicas e naturais de sua espécie.
  • Sempre observar o comportamento dos suínos para evitar ou tratar qualquer anormalidade.

Se você gostou do conteúdo de hoje, deixe seu comentário aqui embaixo. Aproveite e acompanhe nossas redes sociais para conferir todas as novidades da TOPGEN!


Compartilhe agora

plugins premium WordPress