A suinocultura vem ganhando cada vez mais importância na economia brasileira nos últimos anos, tornando-se um importante setor de produção de alimentos. Mas para obter sucesso na produção de suínos, é preciso conhecer as raças, para que a escolha seja assertiva. Neste blog, vamos explorar um pouco sobre as principais raças de suínos utilizadas no Brasil e avaliar seus pontos fortes e fracos para que você possa tomar uma decisão mais assertiva quanto a raça de suíno mais indicada para o seu negócio.

Principais Raças
A suinocultura tem crescido cada vez mais no Brasil. A atividade, se bem pensada e conduzida, se torna uma excelente fonte de renda. Um passo importante a ser dado é a escolha da raça a ser criada. Apresentamos a seguir as principais raças criadas no Brasil e as principais características de cada uma:
Landrace
Uma das raças mais produzidas no Brasil. Tem como principais características a pele e pelagem finas. Os adultos chegam a pesar até 300kg, atingindo a idade ideal para abate entre 5 e 6 meses de vida, quando estão com aproximadamente 120 Kg. Destacando-se dessa maneira, a sua excelente performance na produção de carne.
Large White
Apresenta bom ganho de peso diário e bom rendimento da carcaça. Sua pelagem é branca e os animais dessa raça são de grande porte. Assim como os Landrace, as fêmeas são muito utilizadas como matrizes. Ainda, é comum cruzar Large White com Landrace, com a finalidade de produzir uma matriz industrial, que será, posteriormente, cruzada com um macho terminador.
Duroc
Sua principal vantagem é a qualidade elevada da carne, aliada com a rusticidade. É uma das raças terminadoras mais utilizadas no mundo, justamente por aliar a qualidade de marmoreio, com a rusticidade de seus leitões. São animais muito ágeis, flexíveis, fortes e possuem pelagem vermelha.
Piétrain
Originária da Bélgica, tem como principal finalidade a produção de carne. Sua pelagem branca com manchas pretas, temperamento tranquilo e boa fecundidade, são características notáveis. São animais de excelentes características de carcaça, como rendimento, conversão alimentar e ganho de peso.
Hampshire
Sua aparência é caracterizada pela mescla de uma pelagem curta e preta com faixas de pelos brancos na altura das patas da frente. Sua carcaça apresenta boa qualidade para a produção de carne fresca.
Large White x Landrace
O cruzamento entre as raças Large White e Landrace, é o mais utilizado para a linha de fêmeas. Uma vez que conseguimos através desse cruzamento unir características de produção, com características reprodutivas das duas raças. Obtendo uma matriz mais equilibrada e produtiva. Essa matriz advinda do cruzamento das duas raças, será utilizada como mãe nas granjas, sendo novamente cruzada com um animal de linha macho (Terminador).
A Large White destaca-se por índices zootécnicos relacionados a qualidade de carcaça, como ganho de peso diário, boa conformação de membros, pernis cheios e profundos. No quesito reprodutivo, apresentam ótima habilidade materna, boa prolificidade e precocidade reprodutiva.
Por sua vez, a Landrace destaca-se pela alta produção de carne, isso principalmente pelo seu comprimento e pela excelente área de olho de lombo. Um bom aparelho locomotor também é visualizado nessa raça.
O cruzamento entre as duas raças, e o investimento no melhoramento genético de suas linhagens, faz com que consigamos retirar o melhor de cada uma delas e fornecer para o produtor uma matriz superior aliando produtividade com excelentes índices reprodutivos, a nossa Afrodite.
A TOPGEN está sempre empenhada em fornecer os melhores produtos para o seu negócio e, por isso, investimos em melhoramento genético introduzindo no mercado a AFRODITE que consegue unir o melhor dessas duas raças, o que a colocam como a matriz mais completa do mercado. Saiba mais, fale conosco!