Conheça as principais raças de suínos no Brasil

A suinocultura vem ganhando cada vez mais importância na economia brasileira nos últimos anos, tornando-se um importante setor de produção de alimentos. Mas para obter sucesso na produção de suínos, é preciso conhecer as raças, para que a escolha seja assertiva. Neste blog, vamos explorar um pouco sobre as principais raças de suínos utilizadas no Brasil e avaliar seus pontos fortes e fracos para que você possa tomar uma decisão mais assertiva quanto a raça de suíno mais indicada para o seu negócio.

principais_raças

Principais Raças

A suinocultura tem crescido cada vez mais no Brasil. A atividade, se bem pensada e conduzida, se torna uma excelente fonte de renda. Um passo importante a ser dado é a escolha da raça a ser criada. Apresentamos a seguir as principais raças criadas no Brasil e as principais características de cada uma:

Landrace

Uma das raças mais produzidas no Brasil. Tem como principais características a pele e pelagem finas. Os adultos chegam a pesar até 300kg, atingindo a idade ideal para abate entre 5 e 6 meses de vida, quando estão com aproximadamente 120 Kg. Destacando-se dessa maneira, a sua excelente performance na produção de carne.

Large White

Apresenta bom ganho de peso diário e bom rendimento da carcaça. Sua pelagem é branca e os animais dessa raça são de grande porte. Assim como os Landrace, as fêmeas são muito utilizadas como matrizes. Ainda, é comum cruzar Large White com Landrace, com a finalidade de produzir uma matriz industrial, que será, posteriormente, cruzada com um macho terminador.

Duroc

Sua principal vantagem é a qualidade elevada da carne, aliada com a rusticidade. É uma das raças terminadoras mais utilizadas no mundo, justamente por aliar a qualidade de marmoreio, com a rusticidade de seus leitões. São animais muito ágeis, flexíveis, fortes e possuem pelagem vermelha.

Piétrain

Originária da Bélgica, tem como principal finalidade a produção de carne. Sua pelagem branca com manchas pretas, temperamento tranquilo e boa fecundidade, são características notáveis. São animais de excelentes características de carcaça, como rendimento, conversão alimentar e ganho de peso.

Hampshire

Sua aparência é caracterizada pela mescla de uma pelagem curta e preta com faixas de pelos brancos na altura das patas da frente. Sua carcaça apresenta boa qualidade para a produção de carne fresca.

Large White x Landrace

O cruzamento entre as raças Large White e Landrace, é o mais utilizado para a linha de fêmeas. Uma vez que conseguimos através desse cruzamento unir características de produção, com características reprodutivas das duas raças. Obtendo uma matriz mais equilibrada e produtiva. Essa matriz advinda do cruzamento das duas raças, será utilizada como mãe nas granjas, sendo novamente cruzada com um animal de linha macho (Terminador).

A Large White destaca-se por índices zootécnicos relacionados a qualidade de carcaça, como ganho de peso diário, boa conformação de membros, pernis cheios e profundos. No quesito reprodutivo, apresentam ótima habilidade materna, boa prolificidade e precocidade reprodutiva.

Por sua vez, a Landrace destaca-se pela alta produção de carne, isso principalmente pelo seu comprimento e pela excelente área de olho de lombo. Um bom aparelho locomotor também é visualizado nessa raça. 

O cruzamento entre as duas raças, e o investimento no melhoramento genético de suas linhagens, faz com que consigamos retirar o melhor de cada uma delas e fornecer para o produtor uma matriz superior aliando produtividade com excelentes índices reprodutivos, a nossa Afrodite.

A TOPGEN está sempre empenhada em fornecer os melhores produtos para o seu negócio e, por isso, investimos em melhoramento genético introduzindo no mercado a AFRODITE que consegue unir o melhor dessas duas raças, o que a colocam como a matriz mais completa do mercado. Saiba mais, fale conosco!

Se você gostou do conteúdo de hoje sobre as principais raças de suínos no Brasil, o, compartilhe essa matéria com seus amigos e aproveite para acompanhar todas as novidades da TOPGEN nas redes sociais: FACEBOOK, INSTAGRAM ou LINKEDIN

plugins premium WordPress