Como a suinocultura tem contribuído com a sustentabilidade?

A produção de suínos colabora de forma significativa para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Conheça esses objetivos e quais medidas já são implementadas em muitas granjas

sustentabilidade

A sustentabilidade é vista, muitas vezes, como um tema polêmico na produção animal. Entretanto, quem faz parte da cadeia produtiva e conhece a fundo as operações do setor, sabe que muitos esforços são direcionados para medidas sustentáveis na suinocultura.

Um conjunto de metas globais foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em busca de reduzir os impactos negativos e aumentar os impactos positivos das atividades humanas sobre a sociedade e a natureza. No total, foram definidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com perfil abrangente e que pode ser aplicado a qualquer setor da economia.

Quais são os ODS e de que forma se aplicam à suinocultura?

Você sabia que muitas granjas já aplicam a maioria dos ODS?

A seguir, conheça as 17 ODS e como a suinocultura já tem contribuído para cada uma:

Os 17 ODS aplicados à suinocultura

Medidas para a redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE) e de resíduos na natureza

A eficiência produtiva dos suínos implica em melhor aproveitamento dos nutrientes e menor emissão de gás metano pelo sistema digestivo. Adicionalmente, o uso de energias renováveis, como o biogás, e o aproveitamento dos resíduos da produção, como a produção de biofertilizantes, fazem parte da economia circular, permitindo a reciclagem natural dos recursos.

Práticas para evolução da sociedade como um todo

A geração de renda, o emprego digno e para todos, o crescimento econômico e a paz e a justiça também fazer parte da visão de um futuro sustentável. A suinocultura gera mais de 100 mil empregos diretos, onde o pequeno produtor possui um papel fundamental. Além disso, os investimentos com pesquisa e inovação em genética e nutrição resultam em um menor custo de produção. A consequência é a obtenção de uma carne de melhor qualidade e acessível a um maior número de pessoas.

O papel da educação e das instituições de ensino

Uma produção sustentável depende da atuação de todos os elos da cadeia produtiva e de outras entidades que de alguma forma influenciem a atividade econômica. A atuação de órgãos públicos é evidenciado em programas sanitários e fiscalização eficientes garantem a proteção contra a entrada e espalhamento de doenças. A parceria com instituições de ensino é intrínseca da cadeia produtiva suinícola e impulsiona a inovação do setor. Por fim, as granjas suínas, independentemente de serem integradas ou não, sempre trabalham em sinergia com a indústria

A suinocultura possui grande potencial para se destacar como atividade sustentável

A suinocultura é um setor dinâmico caracterizado por uma busca contínua do aprimoramento dos processos, do uso eficiente dos recursos naturais, do reaproveitamento de dejetos e da transformação social pela participação de peso dos pequenos produtores e a busca pela igualdade de gênero, entre outros fatores.

A eficiência produtiva e a sustentabilidade estão intrinsecamente ligadas. A  melhoria constante não apenas responde às exigências do mercado, mas também consolida o setor como um modelo de adaptação e inovação ambiental.

Animais produtivos x sustentabilidade

O uso de animais mais produtivos significa redução de desperdícios, maior ganho de peso e menor emissão de metano pelo sistema digestivo. Além disso, animais que cumprem seu papel em retornar o investimento feito sobre ele garantem que todos os insumos e recursos naturais utilizados foram revertidos ao máximo no produto final. Essa produtividade tem relação direta com a adaptabilidade do animal a diversos desafios.

A sobrevivência das matrizes, o número de leitões desmamados pela matriz e a sobrevivência na terminação são indicadores desse retorno. Uma matriz com genética bem selecionada contribui diretamente para todos esses índices.

A sustentabilidade está no DNA da TOPGEN

O desenvolvimento e aplicação de práticas sustentáveis já é uma tradição na TOPGEN.

Nossas operações são realizadas em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Com redução de  descarte e menor extração de recursos naturais, nossos processos otimizados trazem mais eficiência produtiva e menor impacto ambiental.

Nossa genética é desenvolvida com objetivo de maximizar a eficiência do uso de recursos para o produtor, refletindo em produtividade e baixa mortalidade, com destaque para nossa matriz comercial Afrodite e nossa matriz avó Vênus.

Entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre as iniciativas da TOPGEN em prol da sustentabilidade!

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe essa matéria com seus amigos e aproveite para acompanhar todas as novidades da TOPGEN nas redes sociais: FACEBOOK, INSTAGRAM ou LINKEDIN