Flushing: O que é e como utilizar?

O flushing em suínos é uma estratégia de alimentação focada em elevar níveis de energia em fases determinadas de produção. Consiste na administração de dietas ricas e variadas com intuito de estimular ganhos produtivos, e principalmente reprodutivos em fases específicas de produção. Neste artigo, vamos discutir os princípios de flushing, quais os benefícios para os animais e as melhores recomendações para implementá-lo no seu estabelecimento.

O que é Flushing?

O flushing é uma técnica alimentar que visa promover melhorias significativas no sistema reprodutivo, e assim na cadeia suinícola como um todo. Ela é alcançada através da suplementação de dietas altamente energéticas em curto prazo, com níveis superiores de energia. A intenção é gerar um aumento na disponibilidade de nutrientes e acelerar a taxa de deposição de gordura corporal para promover um aumento nas taxas hormonais relacionadas com a reprodução, e consequentemente no tamanho da progênie. Essa técnica para melhoria de desempenho geralmente dá resultados melhores quando aplicada em períodos curtos e estratégicos como, após a desmama, a fim de obter um alto ganho hormonal pela deposição rápida de gordura. Mas também é indicado seu uso em outros períodos específicos, como por exemplo na entrada das matrizes para reprodução. Para alcançar os melhores resultados, o flushing deve ser desenvolvido de acordo com as necessidades nutricionais específicas da matriz durante a fase que ela se encontra, com o incremento nos níveis de energia. Além da nutrição, condições ambientais adequadas também são cruciais para o sucesso do flushing nos suínos, pois são necessárias para o bom desempenho do rebanho.

O flushing para suínos deve incluir uma dieta balanceada contendo proteínas, energia, vitaminas, minerais, além de outros ingredientes, como probióticos e prebioticos. É importante avaliar a qualidade e a quantidade de nutrientes fornecidos para garantir que os suínos recebam a quantidade certa de nutrientes. Além disso, precisam ser tomadas medidas para minimizar ou eliminar os fatores de estresse, evitar a superlotação e oferecer uma boa qualidade de água.

O flushing é uma técnica muito útil para melhorar a produtividade das matrizes. Quando aplicado corretamente, pode gerar melhorias significativas no desempenho do rebanho. É importante contar com nutricionista para garantir que os suínos recebam os nutrientes adequados.

Benefícios do Flushing

O flushing é uma estratégia alimentar eficaz que aumenta a taxa ovulatória e consequentemente o número de leitões nascidos, frisando aqui a importância da manutenção nutricional indicada durante todo ciclo reprodutivo após o flushing.

Quando o flushing é bem realizado, é possível aumentar o número de leitões desmamados, o que irá melhorar o resultado financeiro. Por isso, para maximizar os resultados de qualquer programa de reprodução suína, recomenda-se realizar o flushing. Deste modo, pode-se obter resultados mais expressivos nos ciclos reprodutivos.

Flushing nas fases da produção

O flushing pré-cobertura consiste em oferecer alimentos altamente nutritivos às matrizes por um período de 10 -15 dias antes da cobertura, com o objetivo de promover um balanço energético positivo, aumentando as taxas ovulatórias. Ao oferecer alimentos nutritivos, os produtores conseguem alcançar bons resultados reprodutivos.

Os alimentos ofertados durante o flushing pré-cobertura são ricos em energia, proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais para garantir que as fêmeas adultas tenham as necessidades nutricionais diárias satisfeitas. Essa técnica auxilia no alto desempenho reprodutivo ao melhorar a viabilidade embrionária, a qualidade dos tecidos e os órgãos reprodutivos, contribuindo para uma maior fertilidade das matrizes. Além disso, o flushing oferece benefícios adicionais, como maior homogeneidade entre os leitões, maior produção de leite e melhor taxa de desmame.

O flushing pré-parto é uma técnica que visa aumentar a produção de leitões e melhorar a qualidade da carcaça. Com uma boa nutrição neste período, a matriz irá dar à luz leitões mais saudáveis, crescendo mais rapidamente e com um melhor desempenho. É por isso que o flushing é de grande importância para otimizar os resultados e garantir o bom desempenho dos animais.

No flushing pré-parto, o objetivo é aumentar o consumo alimentar das fêmeas antes do parto. Antes da parição, é recomendado que a dieta seja aumentada da metade ao dobro de sua quantidade normal, para fornecer um grande suprimento nutricional e energético. As dietas devem conter energia em maior quantidade que a dieta normal, para garantir que a mãe suína esteja em melhores condições durante e após a parição.

Além disso, durante este período é importante garantir que as matrizes recebam suplementos de minerais e vitaminas. O flushing é indicado para fornecer excedente de nutrientes para as fêmeas, melhorando assim a produção de leite, qualidade dos leitões e sua produtividade

É extremamente importante que os suinocultores entendam o conceito de flushing, bem como a aplicação dessa técnica, para que possam tirar o máximo de proveito para seus negócios. Os produtores devem estar familiarizados com os princípios nutricionais envolvidos e usar as melhores recomendações nutricionais para obter resultados satisfatórios. Além disso, é importante considerar a qualidade da dieta, a frequência de fornecimento, a quantidade de nutrientes consumidos e outros fatores importantes para garantir uma nutrição adequada.

Outro benefício importante do flushing pré-parto é o aumento da taxa de sobrevivência dos leitões ao serem detectados. A boa nutrição da mãe suína no período pré-parto garante uma melhor produção de leite para os leitões, tornando-os mais resistentes a infecções e aumentando assim a sua sobrevivência.

Ficou interessado? Gostaria de mais informações? Nosso site e a equipe da TOPGEN está sempre de prontidão para te auxiliar nas dúvidas que tiver referente ao manejo e nutrição.

Se você gostou do conteúdo de hoje sobre flushing em suínos compartilhe essa matéria com seus amigos e aproveite para acompanhar todas as novidades da TOPGEN nas redes sociais: FACEBOOK, INSTAGRAM ou LINKEDIN.